* * *

Capitu Nacional - Assistir online ou Baixar!

Capitu Nacional Avi



Ópera, teatro, cinema mudo e elementos da cultura pop mesclam-se em “Capitu”, minissérie em 5 capítulos baseada no livro “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, exibida no ano do centenário de morte do escritor.

Na minissérie os personagens são apresentados de forma concisa; a ação é dividida em cenas curtas e densas, como em uma ópera; e os capítulos, como no livro, são divididos por títulos curtos, além de anunciados em cartela, proferidos como nas antigas rádionovelas.

O texto foi preservado: as palavras e os diálogos são os mesmos do livro, e a cronologia básica é a mesma.A minissérie também aproveita imagens de arquivo do século XIX.
A estrutura narrativa em que Dom Casmurro conta sua história também foi mantida.

A minissérie mostra as duas fases do romance: o amor adolescente de Capitolina, a Capitu, e Bento Santiago, o Bentinho, que fazem um juramento de amor antes da ida do menino para o seminário; e o ciúme que Bento, já formado em Direito e casado com Capitu, passa a ter de sua esposa e de seu melhor amigo.

A trama apresenta ao público um melancólico Dom Casmurro, que escreve um livro para contar a versão de sua própria história e também restaurar, na velhice, os momentos vividos na adolescência ao lado do grande amor de sua vida, Capitu, menina que seduzia com seus “olhos de ressaca”.




megaupload
Episódio 01
Download
Assista Online

“Começamos, caro leitor, com Dom Casmurro explicando o título de seu livro: Casmurro foi o apelido que lhe deu um poeta que o viu dormir enquanto lhe recitava versos; Dom, complemento dados pelos amigos por sua aparência de cavalheiro. Seu nome é Bento Santiago e ele atribui a origem de sua melancolia às saudades de uma tarde adolescente de 1857, quando se descobriu apaixonado pela vizinha Capitu. José Dias, Dona Glória e Tio Cosme são apresentados e sabemos que Bentinho foi prometido pela mãe a se tornar padre. “A vida é uma ópera”, lembra o narrador. Entre a letra de Deus e a música do Diabo, Bentinho só contempla os olhos de ressaca e os cabelos infinitos de Capitu. Ela escreve o nome de ambos no muro entre as duas casas. “

Episódio 02
Download
Assista Online

“Pádua, pai de Capitu, e Tia Justina são apresentados. Mas é a José Dias que Bento recorre para convencer Dona Glória a desistir de enviá-lo para o seminário. Bentinho está disposto até a pedir ao Imperador que interceda para que ele possa viver seu idílio com Capitu. Esta, mais mulher do que ele é homem, mostra suas curiosidades. Na cena do penteado, grande é a sensação do primeiro beijo. “Sou homem!”, grita Bentinho. A mãe, porém, insiste em que ele cumpra a promessa, sob os cuidados do padre Cabral. Capitu reflete e chama o vizinho de medroso e mentiroso. Abane a cabeça, leitor; a arte de Capitu era fina. Bentinho vai para o seminário, não antes de dar ao futuro sogro alguns cachinhos de seus cabelos. “

Episódio 03
Download

Assista Online
“No seminário, Bentinho tenta escrever um poema romântico e conhece um amigo que lhe conquista a alma, Escobar. Bentinho, perturbado pelos ciúmes que sente de Capitu, concorda em dissimular as intenções de se casarem. Ela começa a entrar no coração de dona Glória; Bentinho chega a pensar que se a mãe morresse ele ficaria livre do seminário. Glória adoece e Escobar decide visitar o amigo para lhe dar forças. “Que amigo é esse tamanho?”, pergunta Capitu, depois de flagrar a afetuosidade entre ambos. Nesse momento, passa um cavaleiro, olha para ela e provoca ciúmes em Bentinho. Ele prefere não saber mais nada. “Perversa!” “

Episódio 04
Download
Assista Online

“Escobar e Bento trocam segredos sobre o desejo de não ficar no seminário. Capitu abre portas na alma de Dona Glória para que abra mão de sua promessa. Gurgel, pai de Sancha, comenta sobre as semelhanças esquisitas entre pessoas sem laço de sangue. Bento vê o cadáver de Manduca, mas recupera o fôlego ao pensar em Capitu. Escobar encanta a família do amigo e aproveita para se informar da riqueza de dona Glória. José Dias sugere uma viagem a Roma, para pedir apoio do Papa, mas é Escobar, o calculista Escobar, quem tem a solução para que Bento escape do seminário. Este vai a São Paulo estudar Direito e, quando regressa, de bigodes, pode enfim se casar com Capitu e viver a felicidade e a glória. Tudo corre muito bem, salvo o desgosto grande de não ter um filho “
Episódio 05
Download
Assista Online

“Capitu exibe seus braços nos bailes. “É um anjo”, orgulha-se o marido. Mas tudo isso não matava a sede de um filho, aumentada pelo nascimento de Capituzinha, a filha de Escobar e Sancha. Ezequiel nasce, recebendo todos os cuidados de filho único. De olhos claros e espertos, o menino se diverte brincando de lutas e imitando os adultos. Numa noite, Bento vai à ópera, decide voltar no intervalo e encontra Escobar em sua casa; Capitu, que alegara estar doente, explica que tinha exagerado para que ele não deixasse de se divertir. Dona Glória se mostra mais e mais fria com Capitu e Ezequiel. Sancha olha para Bento, que por instantes pensa naquela senhora deliciosíssima. E então, leitor, o destino quer que Escobar morra afogado. No enterro, depois do discurso emocionado de Bento, ele vê Capitu olhar para o cadáver do amigo como uma viúva sem pranto. Bento pensa em matá-la, depois em se matar, depois até em matar Ezequiel. “

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Web Statistics